Todo mundo fica incomodado com cera no ouvido, certo? Tem dias que nem aquela cutucada com cotonete resolve o problema. No entanto, a cera de ouvido, tecnicamente, serve para proteger a região auditiva. Por mais estranho que seja deixar acumular toda aquela crosta amarela e fedorenta no seu ouvido, essa é a recomadação dos otorrinos.
Além disso, cotonetes não são recomendáveis para limpar o ouvido. Na verdade, eles prejudicam o canal auditivo. A finalidade da cera de ouvido é manter seu ouvido limpo! Isso mesmo. Ajuda contra infecções, afastando a poeira e sujeira de nossos tímpanos, também sendo importante antibacteriano e de lubrificante.
Acredite, nossos ouvidos se limpam sozinhos! Quando a cera seca, com ajuda do movimento maxilar, a cera velha é trazida para fora do ouvido. Por isso aquela coçadinha básica. Toda vez que usamos cotonetes, estamos na verdade empurrando mais cera para dentro do ouvido.
Então, como fazer para limpar essa meleca amarela que tanto incomoda? Uma dica é misturar partes iguais de vinagre e álcool líquido, uns 60 ml basta. Para praticantes de natação, essa é a melhor forma para remover a água que fica retida no seu ouvido. O álcool contribui para a água evaporar e a acidez do vinagre combate as bactérias.
Simples, não acham?