Você sabe o que tem por trás do ponto preto na palma da mão?

Imagine esta situação: você está caminhando normalmente pela rua, e de repente uma pessoa lhe mostra a palma da mão com um ponto preto pintado, o que você faz? Corre? Se assusta? Nada disso! Você deve ligar imediatamente para a delegacia. Essa pessoa pode estar precisando, e muito da sua ajuda....


Este ponto preto faz parte de uma campanha lançada há pouco mais de um mês no Facebook que tem como objetivo ajudar mulheres vítimas de violência doméstica. O gesto funciona como um pedido de socorro silencioso, capaz de tirar a pessoa de uma situação de risco sem gritar ou fazer alarde.
O nome da mulher que criou o movimento não foi divulgado, mas ela chegou a dar entrevistas explicando sua real intenção. A inglesa contou ter sofrido violência física, emocional e sexual por cinco anos, sem nunca ter tido coragem de denunciar seu agressor. Por isso, ela sempre quis ter uma espécie de “mensagem” no corpo para fazer os outros perceberem que ela precisava de ajuda… Daí surgiu  ideia do ponto preto.
O problema é que, com a viralização nas redes sociais, muitas pessoas começaram a postar selfies com o ponto na mão, e diversas ONGs e instituições de combate à violência contra a mulher passaram a criticar o projeto, afirmando de que as vítimas ficariam ainda mais expostas.Mas a questão é: Todas as pessoas vão entender que aquilo é um pedido de socorro? É seguro fazer isso?Não há números oficiais sobre quantas mulheres foram salvas após aderir à campanha.
Seria uma ótima forma de ajudar a combater a violência contra mulheres, mas todos nós sabemos que a internet pode ajudar como também pode prejudicar. O que é uma pena, pois a intenção era muito boa.

#Compartilhar

Ultima
Anterior
Proxima »
Comentários
0 Comentários